THIAGO MONTEIRO PAIVA

Terapia Focada na Compaixão - CFT
A Terapia Focada na Compaixão - CFT, é uma abordagem psicoterapêutica desenvolvida por Paul Gilbert que integra a teoria evolucionista, neurociências, psicologia social e práticas contemplativas com inspiração no Budismo. Tem como objetivo principal desenvolver a habilidade de gerar e receber compaixão — tanto em relação aos outros quanto a si mesmo — para reduzir sentimentos de vergonha, autojulgamento, ansiedade e depressão, e para promover regulação emocional e bem-estar.
Como se configura a CFT
Os princípios básicos da CFT são:
-
A CFT combina técnicas cognitivas, emocionais, comportamentais e de atenção plena, além de exercícios específicos de compaixão.
-
Psicoeducação: explicações sobre os sistemas de regulação emocional e como a autocrítica funciona.
-
Exercícios de imaginação compassiva: criar mentalmente um "figura compassiva" que oferece apoio, segurança e orientação.
-
Treino de voz compassiva e autorresposta compassiva: praticar falar consigo de forma gentil e encorajadora.
-
Práticas somáticas e de respiração: para ativar o sistema de soothing
-
Escrita terapêutica: expressar compreensão e cuidado para si mesmo.
-
Exposição compassiva e ações comportamentais: enfrentar medos e dificuldades enquanto mantém uma postura compassiva.
Para quem pode ser útil:
A CFT tem sido aplicada na depressão, perturbações de ansiedade, traumas, perturbações da personalidade (especialmente quando há alto nível de vergonha) e problemas de autoimagem. É também benéfica para pessoas que lutam com autocrítica severa, vergonha persistente, baixa autoestima, ou que têm dificuldade em reconfortar-se nos momentos de sofrimento, desenvolver maior gentileza consigo mesmo e melhorar relações afetivas.